As duas faces do nitrogénio
Tema: Ciclo do nitrogénio (azoto)
Descrição: O nitrogénio é um elemento essencial à vida.
Desde a descoberta da fixação do nitrogénio, e da capacidade de produzir fertilizantes, fomos capazes de aumentar muito a produtividade agrícola. Mas, usamos demasiado fertilizante na agricultura que, em excesso, se perde no solo ou se liberta para a atmosfera, a que se junta o emitido através da queima de combustíveis fósseis. Todo este nitrogénio extra, que se escapa para o ambiente, é responsável pela diminuição da qualidade da água, do ar, e do solo, pela perda de diversidade e alteração da estrutura dos ecossistemas e pela emissão de gases com efeito de estufa.
Na Terra, o nitrogénio é a componente principal da atmosfera (78% em volume), mas a sua ocorrência na crosta terrestre é escassa (cerca de 19 ppm). Na atmosfera, o nitrogénio é muito pouco reactivo porque existe principalmente na forma molecular, N2. Na crosta, ocorre principalmente na forma de nitratos de sódio e de potássio. O nitrogénio que ocorre nos seres vivos sob a forma orgânica (3,2% em massa no corpo humano) tem origem no nitrogénio molecular atmosférico. No início do séc. XX o Homem conseguiu produzir o que só era possível graças às bactérias fixadoras de nitrogénio: converter o N2 em formas assimiláveis pelas plantas e assim se originaram os fertilizantes. Como fertilizante, o nitrogénio é usado na forma de nitrato, amónia ou ureia. Todas as formas químicas de nitrogénio são interconvertíveis no ambiente, alterando facilmente a sua estequiometria em formas oxidadas ou reduzidas. Devido à sua complexidade, estas formas são aqui denominadas nitrogénio reativo ou Nr.
Produzido pelo NitroPortugal, este vídeo sumariza os problemas do nitrogénio no mundo moderno e propõe soluções para este problema.
NitroPortugal: Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitrogen. Funded by Euroepan Union (H2020-TWINN-2015 Coordination & Support Action nr 692331)
Autor: Maria Amélia Martins-Loução